Defesa Civil considera crítica situação nos bairros Jardim Sofia e Vila Nova em Joinville

Fonte: Aconteceu em Joinville

Mesmo sem o registro de chuvas fortes há cerca de 12 horas, até a tarde desta quarta-feira (17), a Defesa Civil de Joinville considera crítica a situação nos bairros Vila Nova e Jardim Sofia.

No Vila Nova, região que registrou 127 milímetros de chuva em oito horas, o rio Águas Vermelhas provocou o alagamento de 36 ruas e afetou 15 unidades públicas (escolas, CEIs e postos de saúde). O terminal de ônibus do bairro chegou a ser interditado totalmente, mas no início da tarde já operava com quase todas as linhas.

No Jardim Sofia, o rio do Braço provocou a interdição total da rua Dorothóvio do Nascimento (próximo ao Kartódromo) e de laterais.

Abrigo

A Defesa Civil montou um abrigo provisório na Escola Estadual Senador Rodrigo Lobo, no Jardim Sofia, que registrou entrada de oito pessoas (duas famílias) até meio da manhã de quarta-feira.

A situação é de atenção nos bairros Morro do Meio e Nova Brasília, na região do Loteamento Jativoca.

Balanço parcial

Balanço parcial no início da tarde desta quarta-feira (17/01) contabilizava 24 deslizamentos, 15 quedas de muro, 201 telefonemas, mais de 80 resgates pelo Corpo de Bombeiros e 40 ruas interditadas nos bairros Jardim Sofia e Vila Nova.

Bairros atingidos

Os bairros mais atingidos pelas ocorrências foram Anita Garibaldi, Boa Vista, Costa e Silva, Jardim Paraíso, Jardim Sofia, Pirabeiraba, Santo Antonio e Vila Nova. A chuva provocou deslizamentos, queda de muros e árvores. Os casos mais graves de deslizamentos ocorreram na rua Joinville, em Pirabeiraba, e na rua Paquetá, no Boa Vista.

Equipe

A Defesa Civil atua com uma equipe de 10 servidores e com moo mobilização do Corpo de Bombeiros, agentes do Departamento de Trânsito de Joinville, Clube de Jipeiros, Grupo de Resgate em Montanhas, Clube de Radioamadores e Defesa Civil Estadual.

Precipitação

Volumes de chuva das 18h de terça (16/01) até às 2h de quarta-feira (17/01):

  • Pirabeiraba (177 milímetros);
  • Quiriri (132 milímetros);
  • Vila Nova (127 milímetros);
  • Centro (103 milímetros);
  • Aventureiro (80 milímetros);
  • Paranaguamirim (69 milímetros);
  • Costa e Silva (53 milímetros);
  • Iririú (29 milímetros).

Fonte: Aconteceu em Joinville

Comentários do Facebook
SHARE