Sem iluminação e com rotatória perigosa, Contorno de Garuva não será inaugurado nesta temporada

Apesar de pronto, o contorno viário de Garuva não será liberado neste fim de ano, período de maior movimento de veículos em direção às praias de Itapoá e Guaratuba (PR). Uma determinação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) obriga que o tráfego seja autorizado somente quando a iluminação do elevado da BR-101 estiver concluída.

O Contorno Sul inicia no Km 10 da BR-101 e termina na intersecção com a SC-417, na localidade de Palmital. A pavimentação e sinalização da estrada já foram concluídas, mas dois trechos ainda permanecem interditados: o viaduto e o trevo com a SC-417. Quando for liberada, a via será alternativa para veículos pesados que seguem em direção ao Porto de Itapoá. Além disso, o acesso ao litoral também poderá ser feito sem passar pela área urbana de Garuva.

Alguns moradores e trabalhadores da região já trafegam na estrada, mesmo sem a liberação total do trecho. O local, porém, é considerado perigoso porque está às escuras.

De acordo com o engenheiro Rodney Heyse, fiscal de obra do Deinfra, serão colocados 24 postes de iluminação na área do viaduto, na parte de cima e de baixo. As lâmpadas serão de LED e o investimento deve ser de aproximadamente R$ 250 mil. A colocação da iluminação depende do processo de licitação que deve ser iniciado em janeiro do próximo ano, após a dotação orçamentária. O procedimento será elaborado junto à Celesc e a expectativa é que a conclusão ocorra ainda no próximo ano.

– O prazo licitatório geralmente demora 45 dias, mas, se tudo correr bem (se ninguém entrar com recurso, por exemplo), até fevereiro conseguimos iluminar – garantiu em entrevista ao Diário Catarinense.

Placas mostram sinalização errada

Na rotatória do Contorno com a Avenida Celso Ramos, placas ainda indicam a localização errada para o município de Itapoá. O que chama a atenção é que duas placas mostrando sentidos diferentes se encontram a menos de 10 metros uma da outra.

Rotatória causou graves acidentes

A intersecção do Contorno de Garuva com a rodovia SC-417 foi liberada por alguns dias, mas logo voltou a ser interditada. Graves acidentes em um curto período de tempo foram registrados no local. Uma denúncia foi registrada no Ministério Público pelo Presidente da Câmara de Vereadores de Garuva Oziel Fernandes Mattos.

Comentários do Facebook
SHARE